A Troca de Alimentos da Velatropa.

22/07/2013 14:29

Marcos Mandala trouxe a idéia que economiza até 40% do preço dos alimentos e ainda leva você a conhecer quem realmente produz seu alimento. Ele já praticava essa troca em Curitiba – PR. Deu certo lá, ta dando super certo aqui na Velatropa, Escola de Consciência Planetária, localizada em Garopaba no bairro da Encantada. Veja como funciona:

 

1º Passo)  a União.

 

Junta-se 20 interessados em consumir o mesmo tipo de alimentação, na Velatropa estamos falando de comida saudável, sem agrotóxicos e com conhecimento de procedência (ou seja, saber de onde veio, como foi plantada) com tendências vegetarianas.

 

2º Passo) O Padrinho.

 

Cada um dos interessados escolhe um alimento de uma lista pré-combinada de alimentos para “apadrinhar”. Ou seja, o padrinho daquele alimento vai procurar o produtor daquele alimento, se não conseguir vai atrás do distribuidor (empresa que vende aos supermercados para eles venderem para você) se não conseguir...vai ao mercado mesmo, mas a economia na compra deste alimento e o conhecimento de procedência ficam mais difíceis quando se compra no supermercado...

 

3º Passo) O Alimento.

 

Encontrado o produtor, o padrinho compra um valor pré- estipulado pelo grupo daquele alimento ( por exemplo 50 reais atualmente na Velatropa)  e leva para a troca. Pode-se também coletar em vez de trocar, por exemplo na ultima troca a pessoa resposável por frutas da época trouxe uma quantidade enorme de abacate que não lhe custou 1 real, só o trabalho de buscar...

 

4º Passo) a Celebração

 

No dia combinado os 20 padrinhos levam os alimentos já separados (muitos separam na hora) em 20 partes iguais e colocam num desenho circular chamado de Mandala com 20 espaços (ou pétalas). Assim dividem igualmente os alimentos.  E a foto fica linda.

Para participar você pode entrar em contato com a Liu Endres, Marcos Mandala, Claudia Marques dos Reis no facebook, onde são organizadas as trocas ou ir até a sede da Velatropa na Encantada, que fica próximo ao Engenho Girassol (antigo Engenho do Joca belo). Ou ainda formar um grupo de troca de alimentos.