Sonhos para nossa Cidade.

 

 

A Iniciativa de Maria Clara Tassarini e Ana Luiza Winterle, apoiadas pela escola e a associação de bairro é fazer uma feira no bairro para movimentar a economia local e o promover o contato entre os moradores. Pensam até me fazer a revitalização da Praça com apoio da Prefeitura.

 

Para tanto estão convidando todos os moradores do bairro a participar da organização dessa feira: “a organização será coletiva, aberta a comunidade, todos tem liberdade de compartilhar suas idéias para que dê tudo certo, por isso as reuniões. Creio que (poderia ser)  uma (feira) a cada mês...” –conta Maria Clara.

 

Elas estão na fase de buscar parceiros para ajudar a montar a idéia e transformar o sonho em realidade.O que você acha de ajuda-las?

 

Informações gerais:

A Feira Alternativa tem como objetivo, promover a inclusão social e geração de renda à comunidade local, baseada nos princípios da economia solidária.

Compartilhando nossos dotes e expressões artísticas, em uma feira mensal, com o intuito de cultivar o espírito comunitário e promover a integração da vizinhança. Proporcionando a todos, vivências de arte, cultura e lazer.

Além de oferecer a comunidade, um ótimo espaço para a realização de trabalhos pedagógicos, palestras e encontros sobre temas importantes como:

* Ecologia e Meio Ambiente;

* Consumo consciente;

* Cidadania ativa;

* Educação;

* Economia Solidária;

* Empreendedorismo Popular;

* Desenvolvimento Local;

* Políticas Públicas;

* Saúde e demais temas afins.

Aproveitando a união, para a revitalização voluntária da Praça Argemiro Pacheco de Souza.

Para viabilizar a feira, contamos com uma organização coletiva, onde cada participante será colaborador, responsável também pelo planejamento da mesma. Para garantia de uma gestão coletiva da feira, a coordenação será feita através de reuniões com os participantes, visando estreitar as relações, avaliando juntos a cada reunião, ações, resultados esperados e etc; garantindo assim, melhores resultados.

Para o bom planejamento da Feira Alternativa, os participantes serão divididos em equipes/comissões organizadoras. Onde cada comissão será responsável pelo desempenho do trabalho em equipe, realização de tarefas do setor/comissão e construção coletiva do evento.

As reuniões serão realizadas em espaços cedidos pela Escola Jandira da Silva, em frente a Praça Argemiro Pacheco de Souza.

Tópicos a serem debatidos na primeira reunião:

* Organização,

* Administração,

* Infraestrutura,

* Cronograma de atividades,

* Ações,

* Economia solidária,

* Arte, Cultura, Comunicação e Lazer,

* Resultados esperados.

Atividades:

Oficinas, palestras, exposições e eventos culturais (artes em geral), estandes de artesanato, vestuário, terapias naturais, gastronomia, produtos e alimentos orgânicos, comunicação, lazer e atividades infantis. Estão estimadas no momento, em torno de 15 estandes, variando entre os setores citados.

Cronograma:

Para darmos continuidade a Feira, bem como a criação do cronograma, contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Garopaba. A princípio, a ideia é realiza-la todo o segundo domingo ao mês, das 10hs às 18hs. A partir da data determinada pela Prefeitura Municipal