A Cabeça de Pedra

Feita pelo Homem ou pela Natureza?

Feita pelo Homem ou pela Natureza?

 

Em torno de 200 mil reais custa a resposta dessa pergunta. Para saber se houve intervenção humana com tecnologia que conhecemos precisamos de um estudo de pátina que não é feito no Brasil, só nos EUA e custa algo entre U$ 100 mil ( cem mil dólares).

 

Não conheço ninguém com disposição para pagar este custo. É possível para governos e Universidades dispor de uma quantia dessas para um estudo, mas teríamos que gerar uma curiosidade fora do normal para investirem nisso.

 

Então a solução, enquanto o estudo não vem, é cada um utilizar seus aparelhos de pesquisa: o olho, a intuição, as informações e o raciocínio. Há bons argumentos para todos os lados.

 

É feita pelo Homem, dizem alguns:

 

É possível e nem tão difícil assim. Basta um homem talentoso e com conhecimento de pedra (isso os povos antigos daqui e de todas as Américas tinham de sobra) e um pedaço de pedra triangular (cunha) e outro retangular (martelo) e depois de feitas as linhas preliminares (como as que aparecem nas “rugas” da testa até hoje) era só bater com a cunha nos buracos abertos até deslocar os blocos de pedra que formam o olho por exemplo, depois repete-se a operação com outro olho e com a parte abaixo do nariz. Está pronto.

 

É feita pela Natureza, afirmam outros:

 

Sim, é possível, a natureza é capaz de qualquer coisa e formato. Já vimos árvores que parecem mulheres, pedras que lembram tantas coisas, essa seria apenas mais uma. Na região existem dezenas de cabeças de pedra, como essa, sempre estão próximas a sítios arqueológicos (próximo da cabeça está a maior quantidade de símbolos milenares, ou petróglifos, encontrados na região).

 

Para os Incas não Importava quem fez.

 

O Peabiru é um antigo caminho (cerca de 5 mil anos) usado por diversos povos da América do Sul, inclusive os Incas, e vinha até está região. Para esse povo que fazia Pirâmides de Pedra no atual Peru uma Huaca era uma cabeça de Pedra sagrada. Não importa se feita por um artista, sacerdote ou Natureza. O fato de uma pedra assumir feições humanas já a tornava sagrada.

 

E nós?

 

Nossa civilização cultua o dinheiro (muitas vezes acima de qualquer Deus). Mas podemos fazer um mistura de passado, presente e futuro. Sagrada, a cabeça de pedra do passado, chega ao presente intrigando, gerando curiosidade e turismo (dinheiro). E chegará ao futuro trazendo as respostas dos mistérios que a envolvem. Outra possibilidade é fazer o que já temos feito nesses anos desde que ela foi descoberta por Keler Lucas: Nada. Descaso, essa ação já praticamos bastante aos tesouros escondidos de nossa região.