Inscrições ( Petroglifos)

As incrições nas Pedras de Garopaba. Mistérios e Maravilhas.

Mistérios e maravilhas da tecnologia Milenar.

 

Pouca gente conhece e quase ninguém lhes dá o valor que têm. Quem vê as inscrições gravadas (arte rupestre ou Petróglifos), na maioria das vezes em pedras negras e em baixo relevo, não imagina que está diante de uma maravilha de todos os tempos e de um mistério, aparentemente sem solução.

 

Maravilha.

 

Um tipo de escrita, provavelmente, espalhada por 200 km do litoral catarinense, com símbolos que se repetem. Ora desenhos geométricos, ora formas de animais, peixes, homens, pássaros.

Impossível, para a tecnologia atual, saber quando foram feitas, mas temos pistas de sua antiguidade. 4.500 anos atrás caiu um resto orgânico (possível de datar) dentro de uma inscrição que já estava feita, então aquela inscrição é mais velha que isso, mas quanto mais velha não sabemos (mistério 1).

 

Outros restos orgânicos encontrados em outras inscrições forma datados de 2.500 anos, 2 mil anos... Estamos falando de um tipo de escrita, milenar, catarinense, não decifrada?

 

Maravilha: As possibilidades de estudos são enormes, podendo gerar um tipo de turismo para todas as temporadas: o turismo de estudos científicos. Além desse, o turismo histórico, de mistérios e curiosidade também podem render durante todo o ano.

 

Mistério 2: Como não podemos datar, não podemos saber quem fez  (ou que povo, foi o autor) muita gente acredita que os sambaquianos ( os construtores dos sambaquis) tenham feito, já que viviam aqui desde 7.800 anos, mas não podemos afirmar isso. Quem realmente foi o autor é mais um mistério.

 

Some e desaparece conforme a posição do Sol. Mistério?

 

Parece mentira, mas é verdade o terceiro mistério das inscrições. Keler Lucas é o fotógrafo e pesquisador que dedicou sua vida aos estudos das inscrições. Percebeu que havia dia em que elas estavam mais bonitas e dias que desapareciam. Foi ele que percebeu que nas datas importantes (Solstícios e equinócios que marcam o início das estações do ano) algumas delas apareciam mais. pronto, estava aberto a observação de Keler para o fenômeno. Décadas depois ele já previa quando determinado painel estaria bom para fotografar.

 

O mistério aqui é saber que tecnologia é essa que joga com luz e sombra em cima de pequenos furos feitos nas pedras, que faz parecer mágica? Devia saber muito de luz do Sol e pedra quem fez isso.

 

Próximo a Cabeça de Pedra, há um painel de arte rupestre (ou Petróglifos)  na Praia da Silveira que muda no próprio dia, começa com uns símbolos pela manhã e vai trocando conforme o Sol se move e chega ao final da tarde sem alguns símbolos que iniciaram e com outros que não estavam lá pela manhã.

 

Quem passa pelos símbolos em dias e horários em que não está favorável a luz do Sol, acha os símbolos sem graça, mas já quem sabe os dias ou dá sorte terá um espetáculo  garantido. A emoção de estar de frente para milênios de história misteriosa é impagável.

 

O Grande Problema.

 

As inscrições estão sumindo. Seja por vandalismo (tem idiota que coloca o nome em cima, como na foto que ilustra essa reportagem), seja por desconhecimento ou por descaso. Os políticos da cidade até fazem discursos falando no patrimônio arqueológico, mas até hoje, só discurso, quando tiveram que atuar na área foi decepcionante. Nunca fizeram nada que proteja e valorize o patrimônio deixado pelos antepassados, que poderia gerar turismo de ano todo para a cidade.

 

Outro problema é que o povo da cidade nem imagina o patrimônio da humanidade que está ali nas pedras da cidade e nas ilhas em volta. O maior painel de arte rupestre de todo Oceano Atlântico Sul, está na Ilha do Coral. Isso eu li num livro de um Alemão, por que aqui, a exceção de algumas poucas pessoas, o resto não faz ideia do presente que a rica história do local lhe deu. Então sem a força popular e empresarial essa preservação não acontece e esse turismo não desenvolve.

Existe um pré-projeto de Museu ao Céu Aberto, desenvolvido por Keler, que serviria de atração principal e apelo para a visitação da cidade.

 

Agora pelo menos você já sabe, aumentou um pouco a chance de preservação dessas maravilhas e mistérios da nossa região.